zmorph-multitool-3d-printer-p1m4B-lhS9Y-unsplash

Vantagens da Impressão 3D

Existem 3 métodos básicos que são usados para o desenvolvimento de uma peça/produto, ou seja, levar do conceito/ideia ao objecto físico 3D tangível.

– Fabricação Subtrativa:
que tal como o nome indica, consiste no corte e erosão de um bloco sólido, como madeira ou metal, removendo as partes em excesso até obter a forma da peça final.  Isto pode ser realizado manualmente ou usando máquinas CNC (controladas por computador)

– Moldagem por Injecção:
um processo de fabrico utilizado para produzir produtos  em série. O produto é derretido e injectado num molde que lhe dará a forma final.
Os custos dos moldes para as máquinas de injecção são bastante elevados, apenas justificados pela produção de um grande volume de peças.

– Fabricação Aditiva:
É aqui que cai a Impressão 3D, um processo em que a produção de peças tridimensionais é realizada adicionando material camada a camada.

Vamos analisar aqui algumas das vantagens da Impressão 3D face aos outros tipos de fabrico.

1. Velocidade

A prototipagem rápida é sem dúvida uma das melhores vantagens da Impressão 3D.
A possibilidade de fazer o design, produzir e testar uma peça personalizada num curto espaço de tempo.
Caso seja necessário realizar alterações, basta imprimir uma nova peça e voltar aos testes.
Antes da Impressão 3D o processo de prototipagem, testes até ao desenvolvimento de um produto demorava semanas, meses e até anos.

A Impressão 3D Portugal consegue entregar peças em apenas 24h da sua encomenda (dependendo da peça, tamanho, quantidade e volume de encomendas), estando neste momento o valor médio de produção e entrega em apenas 2 dias.

Empresas ou pessoas individuais, podem receber as peças submetidas na nossa plataforma e colocá-las rapidamente em prática.

2. Custo

A impressão 3D é o método de fabrico mais barato e eficiente.
Métodos tradicionais de fabrico e prototipagem como CNC ou injecção em moldes envolvem não só um grande número de aparelhos de custos elevados como custos laborais manuais acrescentados de operadores de máquinas e técnicos especializados.

A impressão 3D envolve muito menos desperdícios de material e permite a impressão de peças singulares ou poucas peças sem acrescer os custos.

Mesmo em impressões de grande volume como 500+, 1000+ ou mesmo 5000+ peças, a Impressão 3D consegue ter preços mais baixos por peça do que a injecção por moldes.

3. Flexibilidade

Uma impressora 3D consegue criar quase tudo.
As suas limitações são: A gravidade (solucionado com a utilização de suportes), o volume máximo de construção da impressora e a resolução máxima (qualidade de detalhe) que consegue reproduzir.

Os processos de fabricação tradicionais, cada nova peça ou mesmo caso haja uma pequena alteração do design da peça original, exige uma nova ferramenta, molde ou matriz sejam fabricados para produzir a nova peça.
Para além disso há certas formas e geometrias que são impossíveis de produzir (peças que incluem cavidades ocas dentro de peças sólidas e partes dentro de peças), enquanto que a impressão 3D permite a fabricação dessas peças.

A flexibilidade da impressão 3D não só permite obter peças rapidamente como permite testar inúmeros materiais diferentes com propriedades físicas variantes e que podem ter um resultado final diferente na sua aplicação final.

4. Vantagens competitivas

Os baixos custos e velocidade rápida de produção da Impressão 3D, permitem que empresas actualizem e melhorem em tempo real os seus produtos sem limites e dificuldades de produção.
Detectaram erros de produção ou falhas no design? Não estão forçados a terem que usar ou atirar ao lixo as centenas de peças já produzidas por injecção por moldes. Com a impressão 3D o design pode ser actualizado em tempo real.

A melhor forma de apresentar um conceito é com ajuda visual e física.
A impressão 3D permite a empresas mostrarem os seus novos produtos a clientes ou investidores, seja em forma de maquete ou num protótipo real, em vez de tentarem deixar as coisas para a imaginação.

5. Consistência e eliminação de riscos

A prototipagem com Impressão 3D permite que as empresas testem os seus produtos físicos antes de os enviarem para produção em série, diminuindo drasticamente os custos e a ocorrência de falhas de design.

Os métodos tradicionais de produção em série, caso tenham alguma falha, podem resultar num lote de peças defeituosas ou com imperfeições.
Durante a Impressão 3D as peças são impressas em sucessão, o que significa que cada peça individual é monitorizada e analisada, e quaisquer erros são encontrados em tempo real e corrigidos imediatamente, reduzindo drasticamente o risco e a occorrência de falhas.

6. Sustentabilidade

Face aos métodos de produção tradicionais, estão envolvidas menos partes, matérias primas e máquinas na Impressão 3D. Isto resulta num impacto ambiental muito menor pois não é necessário operar e manter grandes máquinas e fábricas consumidoras de energia e elimina-se a necessidade de haver transportes pesados de moldes pelo mundo fora.

As vantagens da Impressão 3D centralizam-se na sua rapidez, alta flexibilidade e baixo custo.
Para pequenas-médias produções, prototipagem, reparações, grandes e pequenas empresas, individuais e uso educacional.

Gostavas de saber quanto custa imprimir a tua peça?

Deixe uma resposta

PREÇO MÍNIMO GARANTIDO

A nossa missão é levar Impressão 3D profissional a qualquer pessoa e qualquer projecto.

 

Encontraste mais barato?

Igualamos o preço.

×

Cart