comparacao preenchimento

O que é o Preenchimento de uma Impressão 3D?

O preenchimento de uma impressão 3D (ou infill) corresponde à estrutura interna de uma impressão. Quanto maior a densidade de preenchimento, mais plástico vai ser utilizado no interior da peça levando o objecto a ser mais forte. Como a impressão 3D funciona através do depósito de camadas, normalmente os objectos não são impressos como sólidos.

Isto, porque imprimir um objecto sólido a 100%, aumenta exponencialmente a quantidade de plástico necessária, o peso da peça final e o tempo de impressão, não aumentando da mesma forma a sua resistência.

Por outro lado, a criação de um objecto sem qualquer preenchimento, daria origem a um objecto oco que, embora barato, seria frágil e impraticável para a maioria das aplicações. A estrutura interna, para além de conferir resistência, serve também de suporte das próprias camadas de impressão. Caso o objecto tenha superfícies horizontais (ou quase), estas depositam sobre o preenchimento, visto que é impossível imprimir no ar.

comparação percentagem
Aqui podem ver o aspecto do interior das nossas impressões.

A resistência de um objecto impresso é influenciada pela sua forma física, pelo material utilizado na impressão e pela densidade do preenchimento.
No entanto, o nível de resistência relacionado com a densidade de preenchimento não aumenta de forma linear.

Uma peça com 50% de preenchimento comparativamente a uma peça com 20%, é cerca de 25% mais resistente. Enquanto que aumento do preenchimento de 50% para 80% aumenta em resistência à volta de 12%.

É por isso que a nossa densidade pré-definida é de 20%, sendo a que oferece o melhor rácio de custo/qualidade. O preenchimento de uma impressão 3D a 20% utiliza uma quantidade menor de plástico mas cria peças de boa resistência para a maioria das aplicações.

Para aplicações em que a peça seja submetida a grandes forças, ou seja perfurada e aparafusada, uma percentagem de preenchimento maior torna-se num factor mais importante, recomendamos um mínimo de 50% para estes casos.

Na nossa plataforma, ao importarem um modelo 3D, podem encontrar a seguinte opção de escolha de preenchimento da mesma:

20% é o Preenchimento pré-definido, mais económico e recomendado para a maioria das peças. Caso necessites de uma peça mais rígida, podes optar pelas outras opções.   Caso tenhas dúvidas sobre qual a percentagem de preenchimento que deves usar para a tua impressão 3D, entra em contacto connosco!

Deixe uma resposta

PREÇO MÍNIMO GARANTIDO

A nossa missão é levar Impressão 3D profissional a qualquer pessoa e qualquer projecto.

 

Encontraste mais barato?

Igualamos o preço.

×

Cart